Até parece que Deus não está vendo…

Se você é um cristão e tem sido assolado por tribulações, problemas, chacotas, blasfêmias, perseguições, aflições e outros males, essa meditação é para você!

Acompanhe o Salmo 74.

Ó Deus, por que nos rejeitaste para sempre? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas do teu pasto? Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antiguidade; da vara da tua herança, que remiste; deste monte Sião, em que habitaste. Levanta os teus pés para as perpétuas assolações, para tudo o que o inimigo tem feito de mal no santuárioOs teus inimigos bramam no meio dos teus lugares santos; põem neles as suas insígnias por sinais. Um homem se tornava famoso, conforme houvesse levantado machados, contra a espessura do arvoredo. Mas agora toda obra entalhada de uma vez quebram com machados e martelos. Lançaram fogo no teu santuário; profanaram, derrubando-a até ao chão, a morada do teu nome. Disseram nos seus corações: Despojemo-los duma vez. Queimaram todos os lugares santos de Deus na terra. Já não vemos os nossos sinais, já não há profeta, nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. Até quando, ó Deus, nos afrontará o adversário? Blasfemará o inimigo o teu nome para sempre? (…) Todavia Deus é o meu Rei desde a antiguidade, operando a salvação no meio da terra. Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças das baleias nas águas. Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. Fendeste a fonte e o ribeiro; secaste os rios impetuosos. Teu é o dia e tua é a noite; preparaste a luz e o sol. Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste. Lembra-te disto: que o inimigo afrontou ao Senhor e que um povo louco blasfemou o teu nome. (…) Atende a tua aliança; pois os lugares tenebrosos da terra estão cheios de moradas de crueldade. Oh, não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado (…) Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa; lembra-te da afronta que o louco te faz cada dia. (Salmo 74)

Em primeiro lugar, o salmista olha ao seu redor e percebe que os inimigos estão triunfando sobre eles, sobre o povo de Deus (em vermelho)! E ele entra em parafuso, pois não consegue compreender isso: O povo do Deus Todo-Poderoso sendo “derrotado” por Seus inimigos idólatras com seus falsos deuses!

Então, ele constata algo (em azul): Deus está permitindo isso ao Seu povo e há um motivo! Qual? Ele começa a questionar! Por que, Senhor…? O engraçado é que não encontramos nesse Salmo a resposta, o porquê! Porém, analisando todas as Escrituras descobriremos o propósito de Deus com essa desolação no meio de Israel.

Porém, parece que ele pula o estágio do questionar, do querer saber a origem da tribulação, pois tem consciência de que Deus o sabe! E agora, (em verde) ele confessa que, mesmo assim, Deus é o seu Deus! Ele demonstra confiança, fé, segurança, perseverança! Ele não vacila em seus passos ou palavras! Ele permanece reto, firme e fiel a despeito das circunstâncias que o cercam!

Até que, por fim, ele passa a pleitear que Deus solucione a situação, e o mais interessante é o motivo! Ele não pede porque está sofrendo, porque não aguenta mais, porque está triste… NÃO! Ele clama para que Deus socorra o Seu povo para que o Nome dEle não seja ridicularizado entre as outras nações.

Veja: Blasfemará o inimigo o teu nome para sempre? (…) Lembra-te disto: que o inimigo afrontou ao Senhor (…) Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa; lembra-te da afronta que o louco te faz cada dia (…) Atende a tua aliança.

O único motivo pelo qual devemos pedir algo para Deus é para que a glória dEle seja manifesta e o Seu Nome louvado em tudo!

Amado, Ele está vendo tudo o que está acontecendo! E Ele não está inerte! Mas, Ele só fará algo para a glória dEle! Nunca para a glória de homens!


Precisamos…

  • Em meio a adversidades, entender que há um propósito de Deus!
  • Clamar a Deus pela mudança da situação! Não pelos nossos interesses, mas pelos dEle!
  • Dar a glória sempre ao Nome dEle, pois é só Ele quem faz!

Para crescer em devoção…

Esse é um louvor muito antigo, mas uma transcrição do texto de Romanos 11… Adore ao Senhor… Renda a Ele toda glória!

 

 

Deixe um comentário