Uma palavra fora de moda!

É comum ver a influência do “modismo” no vestuário, na decoração, nos layouts, nas cores, na arquitetura, na engenharia etc. Percebemos que esse modismo é constantemente mudado, renovado, transformado de tempos em tempos… Logo, não se pode ter nada como absoluto, nada como porto seguro, nada como eterno, nada como imutável!

No Salmo de hoje, veremos que o conceito do Reino de Deus não é assim… Acompanhe comigo o Salmo 93…

O SENHOR reina; está vestido de majestade. O SENHOR se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar. O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade. Os rios levantam, ó Senhor, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas. Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar. Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre. (Salmo 93)

Em primeiro lugar, o salmista faz questão de estabelecer a firmeza e imutabilidade do Reino de Deus! Ele Reina! Ele detém a majestade e o poder! Seu trono está firmado desde a eternidade!

Em segundo lugar, apesar de haver levantes contra a Pessoa e a soberania de Deus, Ele continua inabalável! Esse é um termo que é totalmente intrínseco à Pessoa e ao reinado de Deus! Não se abala nem um milímetro! Mesmo que Da Vinci ou Richard Dawkins apregoem a inexistência de Deus, ainda que Lenin, Stalin e Mao-Tsé Tung queiram desbancar a Pessoa de Deus do coração do povo, e pode até mesmo todo o mundo levantar-se contra o Deus que o criou… Deus continuará INABALÁVEL! Deus continua sendo Deus!

E, por último, ao verificar a grandeza de Deus e notar a Sua majestosa soberania, o salmista verifica que o homem precisa de uma atitude moral ao chegar-se a Deus… e ele usa uma palavra curiosa que está muito fora de moda… de fato, hoje está muito rara nos púlpitos e salas de aula cristãs: SANTIDADE!

Poderíamos falar teoricamente de ‘kadosh’ e ‘hagiasmos’. Também poderíamos falar que esta palavra traz em si a ideia de ser ‘separado’ por Deus desse mundo contaminado! Mas, fato é que o conceito é muito conhecido, muito simples e pouco praticado, pouco vivido, pouco falado e pouco ouvido!

A Igreja de Cristo precisa voltar a ouvir essa palavra não como um barulho intenso e aterrorizante que sai rasgando tímpano e canais auditivos… mas, como uma melodia impactante que entra em nossa mente, passa pelo nosso coração e é expelida por todos os nossos poros, em total devoção e amor!

PRECISA-SE DE SANTOS!

[aliás, antes disso, precisa-se de pessoas que amem a SANTIDADE!]


Precisamos…

  • Reconhecer que Deus e Seu reinado são inabaláveis!
  • Querer ser santo no padrão de Deus!
  • Amar a santidade de Deus e querer refleti-la!

Para crescer em conhecimento…

A pedido do querido Pr. Carlinhos, vamos a mais um “Bônus Olímpico”… [rs]

Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. (2 Timóteo 2.5)

Já vimos em várias Olimpíadas e outras competições um atleta ganhar o primeiro lugar, ser condecorado com o ouro, posar pra foto, empunhar sua medalha e seu prêmio, e depois ter que devolver tudo isso, passando por um grande vexame devido ao comitê anti-dopping flagrá-lo com o uso de substâncias não permitidas e que aumentam seu desempenho físico e mental. Isso é trágico! Vexatório!

Na corrida para a vida eterna, não tem como sermos coroados se não estivermos enquadrados nas ‘regras’ do Reino de Deus! Se não houver verdadeira fé na graça de Cristo, pouco importa se você frequentou uma igreja por décadas e todos te consideram um irmão!

Pense nisso!

3 comentários

    1. Marlene, a Palavra de Deus sempre nos edifica a partir da disposição de nosso coração em ser edificado! Fico feliz em saber que você está sempre disposta a ser edificada e por esse blog ser um instrumento de Deus para isso! Glórias a Deus!

Deixe um comentário